Madre Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nos ensina que “Educar é uma obra de Amor” e tal missão exige coerência e testemunho, abertura e diálogo, serviço ao próximo, criado à imagem e semelhança de Deus (Gen. 2,27), consciência de aprender sempre, ousadia e coragem para responder com excelência aos desafios que nos apresentam a Educação do século XXI.
Ser escola católica é compromisso assumido desde a fundação. Madre Clélia, em seu zeloso coração, procurava manter-se em sintonia com as orientações da Igreja.
“A educação está entre as principais obras de caridade a que se dedica o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus”, dizia a Fundadora (in: FARIAS, 1990, p. 280).
Madre Clélia não sistematizou uma teoria pedagógica, nem estabeleceu um método educativo, mas foi sua própria prática e as orientações dadas às Irmãs educadoras que testemunham sua visão aberta e comprometida com sua fé no ser humano.
As Apóstolas atuam em todos os níveis educacionais, da Educação Infantil ao Ensino Superior em escolas confessionais, diocesanas e paroquiais com o mesmo espírito de amor de Madre Clélia.