Ano Cleliano da Humildade e Caridade: a prática da caridade é possível

Imagem

Jesus deu o exemplo: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou”. (Jo 13,1).

Imitando a Jesus, a Bem-Aventurada Clélia Merloni nos ensina como praticar a caridade:

“Se tua coirmã comete alguma falta contra você, vá e corrige-a a sós. Aprenda, minha filha, essa delicadeza da caridade. A correção secreta, feita no devido tempo e lugar e com modos delicados, torna-se, ordinariamente, mais eficaz e benéfica do que certos arroubos de um zelo indiscreto e clamoroso, os quais irritam o culpado, ao invés de corrigi-lo. Portanto, quando, em nome da caridade, você deseja corrigir o próximo, não o faça enquanto estiver com o coração agitado pela paixão. Acalme-se primeiro, espere o momento oportuno de estar a sós com a pessoa; e, antes de falar, peça ao Senhor que a ilumine e oriente suas palavras, de modo que sejam ditadas pela caridade e possam produzir, no coração do próximo, um efeito positivo”. (Um Coração nos ama, Livro 3, Carta 15 p. 79).

Façamos esta oração: Meu Deus, porque sois infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, eu Vos amo de todo o meu coração, a exemplo de Jesus. E, por vosso amor, amo também o meu próximo como a mim mesmo. Senhor, fazei que eu vos ame cada vez mais. Amém.

LEIA TAMBÉM: