Jesus traz normas simples e concretas de como proceder no caso de algum conflito entre irmãos. “Se o teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão”. (Mt, 18,15).
A Bem-Aventurada Clélia nos dá uma excelente lição para a vivência da caridade. São suas estas palavras:
“Em geral, se por dever de estado, ou por zelo, nos sentirmos impulsionados a dizer a verdade, para o bem de nosso próximo, tenhamos presentes estes dois avisos: 1.° que a nossa vida transpire o bom perfume de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a suave fragrância da humildade, da prudência, da caridade e da mansidão, porque só assim, aquele que ouve recebe de bom grado; 2.° não atribuamos nada a nós mesmos, se resultar algo de bem e de dar fruto. Porque, como diz São Paulo, “não é quem semeia que faz crescer, mas é Deus”. E depois, recordemo-nos, que das almas que se vangloriam, Deus retira a sua graça, e tudo se perde, no som das belas palavras, e assim, o fruto é nulo”. (Diário pp. 84-85).
Para refletir: Tem gente que Deus coloca na nossa vida só para nos dar paz. Que nos empurra para o melhor de nós, que nos guia para o caminho do bem. Gente que pensa e repensa jeitos de nos fazer bem, que se preocupa e demonstra. Gente que é bom, mesmo de longe, que empresta coração para gente morar, que planta pensamentos bonitos nos nossos dias. E reforça nossa fé no ser humano! Gente que merece o que de mais bonito a vida tem a oferecer... A esse tipo de gente: amor, oração e gratidão eterna.
LEIA TAMBÉM: